Brincar é viver!

cachorro-correndo1

Você costuma brincar com seu cão? Se a resposta for não, está na hora de rever esse comportamento. Os bichinhos precisam praticar atividades que sejam divertidas e os estimulem, sem contar que isso faz bem também para o dono. Dá pra bolar atividades tanto nos passeios na rua quanto dentro de casa.
A médica-veterinária e gerente de produto da MSD Saúde Animal, Daniela Baccarin, destaca a importância de dono e cão terem momentos de diversão juntos. Segundo ela, separar um momento ao ar livre uma vez por semana ao menos traz benefícios para ambos. “Com certeza vai melhorar a relação entre os dois, sem contar no benefício do exercício”, explica.
Daniela sugere o frisbee como um exemplo de atividade divertida, os cães adoram. Assim como jogar bolinhas para o cão devolver para o dono ou uma caminhada, sempre respeitando os limites do animal. Nesse caso, ela salienta a importância de levar água para o bichinho beber. Entre os esportes, a veterinária destaca o Agility. “É muito legal e é em dupla, tem todo um aprendizado do dono com o cão. Essas atividades aproximam os dois”.
O que eles mais curtem:
Esconde-esconde- Procure seu cão pela casa nessa divertida brincadeira. Fça sons para ajudá-lo a encontrar você. Recompense pelo sucesso com algum petisco.
Caça ao tesoura- Use os brinquedos favoritos do seu bichinho para estimulá-lo a caçar pela casa. Basta escondê-los em locais diferentes e depois mandar procurá-los. Dá pra fazer isto com biscoitos também.
Jogos estimulantes- conhece os brinquedos que estimula o cão a desenvolver habilidades neurológicas e motoras? É o caso de objetos que soltam ração de acordo com o movimento dos animais.
Frisbee e bolinha- Essa dá pro jogar até dentro de casa, só ter um espaço como corredor. Atira a bolinha pra ele pegar e trazer de volta. Ao ar livre, dá pra brincar com frisbee também.
Agility- é um treinamento para cães que consiste em fazer zigue-sague entre bastões. Há kits prontos para comprar em pet shops. Mas você pode improvisar com o que tiver a mão.
Natação- Também é possível que o seu cão brinque com água. Muitos se dão bem na natação, e existe até creches para cães que oferecem a atividade.
Corrida- Use a guia de passeio e faça seu jogging ao lado do seu amigo. Caso ele não curta longas distâncias, incentive-o a correr em espaços curtos usando brinquedos.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *