Os bichanos têm sido a escolha de muitos tutores por sua independência e capacidade de adaptação
O Dia Internacional do Gato, comemorado em 08 de agosto, foi criado em 2002, pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (International Fund of Animal Welfare), visando incentivar a adoção e conscientizar as pessoas sobre as particularidades dos felinos. O veterinário André Lee Citti conta que o número de pessoas que optam por ter um bichano em casa está aumentando ao longo dos anos.
“Os humanos têm optado por esse tipo de tutela porque esses animais são mais fáceis de conviver e se adaptarem em pequenos espaços. Os felinos podem ficar um final de semana inteiro em casa sozinhos. Por serem mais independentes, eles não têm aquela carência que os cachorros têm, por exemplo”, explica. O veterinário também comenta que, devido a crenças e mitos do imaginário comum, os gatos sofrem muito com violências e maus-tratos no cotidiano. “O problema é que ainda há muito preconceito”, ressalta.
Cuidado com a alimentação do animal
O tutor de um felino precisa ter em mente que a alimentação dele é restritamente carnívora. Ele tem que ter proteína de alta qualidade, valor biológico e digestibilidade.
O veterinário chama atenção para quem quer que o gato seja vegano ou vegetariano. “Isso o mataria. Ele pode comer frutas e vegetais, mas sua alimentação é feita com proteína, ou seja, carne.”
Onde adotar?
Para estimular quem sonha em adotar um gato, Lee Citti elenca algumas instituições. Veja abaixo onde é possível encontrar um felino que esteja precisando de um lar:
Em Uberaba
Em Uberaba-MG, cidade de origem do blog, há centenas deles vivendo nas ruas. Há pessoas e ONGs que mantêm espaços dedicados unicamente aos bichanos. Não é difícil adotar um gato por aqui e, ao adotar, vale a pena pensar imediatamente em castração e submeter o felino a esse procedimento assim que o desenvolvimento dele permitir. Essa população cresce demais e muito rápido. Em todo lugar do país tem como adotar um gato. Basta querer e se preparar para ter uma convivência bacana.
Veja abaixo números curiosos sobre os felinos, segundo o site National Today:
• 9.500 – números de anos do gato de estimação mais antigo já encontrado
• 70% – a porcentagem de suas vidas que os gatos passam dormindo
• 20 – o número de anos que um gato laranja chamado ‘Stubbs’ serviu como prefeito de uma pequena cidade no Alasca
• 123,19 – o tamanho recorde, em centímetros, do maior gato de todos os tempos
• 48,38 – o tamanho, em centímetros, do gato mais alto de todos os tempos
• 43,83 milhões – o patrimônio líquido, em reais, do gato mais rico do mundo
• 1963 – o ano em que um gato foi enviado com sucesso ao espaço
• 48,28 km/h – a velocidade máxima que um gato doméstico pode alcançar