Por Nancy Campos.
A osteoartrite, chamada tecnicamente de Doença Articular Degenerativa (DAD), é um problema progressivo, crônico e de evolução lenta. Acomete cães de todas as raças e idades, embora estejam mais predispostos à doença os animais mais idosos, com sobrepeso ou de raças grandes como, por exemplo, Labradores e Golden Retrievers.
“A DAD é um distúrbio que causa inflamação e degeneração da cartilagem das articulações. Os principais sintomas apresentados pelos cães são: dor ao andar ou ao praticar exercícios como correr ou pular, dificuldade para se levantar e para subir escadas, mancar ao andar, rigidez nas articulações posteriores, dor ao toque e perda gradativa dos movimentos”, afirma Alexandre Merlo, médico veterinário e Gerente Técnico e de Pesquisa Aplicada de Animais de Companhia da Zoetis.
O problema pode ser silencioso nas fases iniciais, durante as quais os animais praticamente não demonstram qualquer sinal de dor ou apresentam sintomas leves, como claudicação esporádica e certa limitação de movimentos. Em estágios mais avançados, o animal pode não conseguir sequer andar em trajetos curtos, muitas vezes ficando deitado a maior parte do dia, afirma o especialista.
Tratamento e prevenção
A doença não tem cura, mas é possível manter a qualidade de vida por meio de tratamento medicamentoso, controle de peso, alimentação adequada, exercícios moderados e fisioterapia.
Os medicamentos mais indicados são os anti-inflamatórios não-esteroidais, pois os corticoides podem causar efeitos adversos nos cães, tais como respiração ofegante, aumento da produção de urina, além de sede e fome excessivas. Os anti-inflamatórios não esteroidais reduzem a dor combatendo a inflamação, permitindo ao animal voltar à vida normal. Essa característica de controle da dor, além da segurança, diferencia os anti-inflamatórios não-esteroidais dos corticoides.
A Zoetis tem duas soluções anti-inflamatórias sem corticoides para casos de osteoartrite canina. “O Trocoxil é um comprimido que age por um mês. A primeira e a segunda administração precisam ocorrer no intervalo de 14 dias. Depois disso, a dose é mensal”, explica o especialista.
Já o Rimadyl é um comprimido mastigável de administração diária, ministrado pelos tutores. Os médicos veterinários contam também com a sua versão injetável, usada quando os animais chegam ao consultório com dores agudas, para alívio imediato. “Depois deste atendimento, os tutores podem continuar o tratamento em casa com o mesmo princípio ativo”, esclarece.
A osteoartrite pode ser evitada por meio de exercícios e alimentação adequada, de forma que o animal se mantenha com peso adequado. O tipo de piso do lar também pode influenciar o aparecimento da doença. “Pisos muito lisos podem fazer os cães escorregarem demais e desenvolverem distúrbios articulares”, alerta Alexandre.