Sobre giravas, búfalas e outros bichos…

Enfim foi encontrada a cadela Pandora, 45 dias depois de se perder no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. A cachorrinha vira-lata viajava entre os aeroportos do Recife e de Navegantes, em Santa Catarina, no compartimento de carga de um avião da Gol, em dezembro de 2021. Ela se perdeu durante uma conexão. Desde então, o dono dela mobilizou milhares de pessoas numa campanha para encontrar Pandora.
O reencontro aconteceu na tarde deste domingo (30), depois que um funcionário do aeroporto encontrou a cachorrinha e ligou para a mãe de Reinaldo.

A semana passada também trouxe notícias de dois casos envolvendo animais no Brasil. Uma notícia foi a da prisão do fazendeiro de Brotas, dono das búfalas que sofreram maus tratos, chegando muitas delas a morrer. Uma situação horrível, com cenas jamais presenciadas por biólogos, veterinários e ONGs acostumados com todo tipo de vida animal e que pra lá correram tentando salvar os bichos. Quem acompanhou o caso se mobilizou também em redes sociais. O responsável que estava foragido foi encontrado e preso.


O outro caso estranho foi o das girafas mortas. Ainda não está explicado mas está sendo investigado. Já foi descoberto que todas as 18 girafas importadas eram classificadas como animais tirados da vida selvagem. Ou seja, não nasceram em zoológicos e portanto estariam proibidas de ser caçadas e presas. Três morreram. Investigadores já partiram em busca de respostas até na África do Sul, origem dos animais.
Bem, o que o blog quer dizer comentando essas notícias é que sim, são tragédias. Mas tragédias que até a bem pouco tempo não eram noticiadas em toda a mídia nacional. Muita coisa ninguém ficava nem sabendo. Felizmente, nesse aspecto, acho que é possível registrar um crescimento de conscientização dos homens em relação aos animais. O ser humano vai ter que respeitar os animais, se não por se sensibilizar naturalmente, pela classificação de maus tratos como atos criminosos e suas consequências. Essa é a grande diferença. O que antes passava desapercebido, hoje pode ser considerado crime. Ponto para os bichos…e para a humanidade também. Estamos evoluindo.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *