Dia Mundial das Zoonoses: Entenda o que são e como prevenir

A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu a data de 06 de julho como o Dia Mundial das Zoonoses, devido ao ocorrido em 1885, na França, quando o cientista Louis Pasteur aplicou a primeira vacina antirrábica em um garoto de 09 anos, vítima de uma mordida por um cão infectado com raiva. Trata-se de um dia oportuno para alertar e estimular o debate acerca deste tema. Mas, afinal, o que são zoonoses e quais as formas de prevenção?

De forma simplificada, as zoonoses são doenças infecciosas que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos. Portanto, é de extrema importância que aqueles que possuem pet tomem as medidas necessárias para proteger seus amigos de 4 patas e a si mesmos contra a propagação dessas doenças.

Há diversos agentes causadores das zoonoses: bactérias, vírus, protozoários e helmintos ou agentes não convencionais que podem se difundir para os humanos por meio de contato direto ou através de alimentos, água ou meio ambiente. Esse contato direto de pets, por exemplo, pode se dar por meio de lambidas, mordidas, arranhões, por agentes infecciosos em sua pele, contato com fezes, urina, dentre outras formas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 200 tipos de zoonoses, e aproximadamente 60% das doenças infecciosas humanas têm origem em animais. Algumas dessas doenças incluem a leptospirose, a giardíase, a raiva, a febre maculosa brasileira, a toxoplasmose, entre outras.
Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, as ações de prevenção de zoonoses caracterizam-se por serem executadas de forma temporária ou permanente, dependendo do contexto epidemiológico, por meio de ações, atividades e estratégias de educação em saúde, manejo ambiental e vacinação animal.
Os métodos de prevenção de doenças zoonóticas diferem para cada patógeno, mas várias práticas são eficientes na redução do risco nos níveis comunitário e pessoal. Para os tutores de pets, destacamos: a vacinação, medicamentos preventivos como vermífogos, anticarrapatos e pulgas, higiene, limpeza, manter água potável e manutenção de bebedouros, etc., as quais são formas de prevenção fundamentais para garantir a saúde dos animais e das pessoas que com eles convivem.
Dra. Monique Rodrigues, médica veterinária especializada em animais de pequeno porte e CEO da Clinicão – rede de clínicas pet

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *