Como transformar as comemorações de final de ano em momentos mais amigáveis para os pets?


Médica veterinária lista dicas para que os tutores possam manter o bem-estar emocional e físico dos pets durante esses momentos desafiadores


O final do ano está chegando, repleto de comemorações e festividades em família.
No entanto, para os pets esses momentos podem ser desafiadores devido a sensibilidade auditiva. O medo dos cães a barulhos estridentes, como fogos de artifício, é o segundo problema comportamental mais relatado pelos tutores.
O instinto de sobrevivência dos pets desempenha um papel crucial na fobia uma vez que, na natureza, barulhos muito altos frequentemente indicam a presença de perigos iminentes. O problema é tão intenso que os cães podem se machucar ao buscar refúgio, fugir ou até mesmo desenvolver problemas graves de saúde, especialmente relacionados ao coração.
“Estratégias que visam minimizar o impacto desses estímulos, como a gradual familiarização com sons semelhantes e a criação de ambientes seguros são fundamentais para garantir o bem-estar emocional e físico dos pets durante esses momentos desafiadores”, detalha a médica-veterinária Mariana Raposo, gerente de produtos da Avert Saúde Animal.
Para auxiliar os tutores na criação de um ambiente mais amigável para os animais de estimação durante as comemorações, a profissional listou uma série de dicas.

Confira:

Apresente o som ao pet: Comece a acostumar seu pet com ruídos semelhantes aos fogos gradualmente, reproduzindo sons suaves e aumentando a intensidade ao longo do tempo. Isso pode ajudar a acostumá-lo com a experiência.
Refúgio Seguro e Aconchegante: Crie um espaço na casa onde seu pet se sinta seguro. Adicione cobertores, brinquedos familiares e mantenha esse ambiente acessível nos momentos da queima de fogos, permitindo que ele se retire para lá quando necessário.
Música como aliada: Coloque música suave para abafar os ruídos dos fogos para criar uma atmosfera mais relaxante e proporcionar distração para seu pet.
Abafe o som: Utilize fones de ouvido para cães ou chumaços de algodão para reduzir o som, sempre garantindo que o pet esteja acostumado com esses itens.
Gaste Energia Antes dos Eventos: Antes de períodos barulhentos, faça longos passeios e brinque bastante para ajudar seu pet a liberar energia, isso pode auxiliar a reduzir o estresse.
Brinquedos e atividades: Ofereça brinquedos recheados com petiscos ou jogos que estimulem o cérebro do animal. Essas atividades podem ajudar a desviar a atenção do pet dos fogos e proporcionar uma experiência mais positiva.
Presença do tutor: Fique próximo ao seu pet durante os episódios. Sua presença tranquila pode transmitir segurança e conforto.
Utilize suplementos alimentares específicos: No mercado, os tutores encontram um suplemento com combinação única de passiflora, Valeriana e Triptofano, com ação comprovada na prevenção de respostas comportamentais ao estresse. “Por ser um suplemento e não um fármaco, ele pode ser fornecido para animais de todas as idades, mas o seu uso precisa ser iniciado pelo menos 40 dias antes do início destes eventos mais estressantes”, explica Mariana.
O importante nestes momentos é observar o comportamento do animal e adaptar as estratégias conforme necessário. “Ao tomar medidas preventivas e oferecer suporte adequado, o tutor pode proporcionar um ambiente mais amigável e acolhedor para o seu pet durante esses momentos desafiadores. Com isso é possível manter o bem-estar do animal e de toda a sua família durante as comemorações”, finaliza.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *