Os cuidados com o filhote devem começar ainda no útero. Para garantir uma gestação saudável é fundamental que a fêmea também esteja em bom estado nutricional. Só assim ela poderá gerar filhotes que tenham uma infância e um crescimento adequado. Além disso, ela precisa estar preparada para amamentar os filhotinhos após o parto.
Um composto fitoterápico de certa marca já está no mercado.
É indicado para a primeira metade da gestação até o período de lactação das mamães e, também, durante a infância até idade adulta dos filhotes.
Como explica Ana Cristina Osiro, veterinária da empresa que produz, trata-se de um produto com valor terapêutico, além de suas qualidades nutricionais. “As substâncias encontradas nos ingredientes naturais são capazes promover benefícios à saúde da gestante e dos filhotes, garantindo um aporte adequado de nutrientes”, explica.
Vendido em pó (adicionado à ração ou à agua, para formar uma pasta), a fórmula fitoterápica agrada a cães e gatos por ser altamente palatável.
Entre os benefícios do produto estão: o auxílio na formação do sistema ósteo-articular, a melhora da resposta orgânica frente à doenças infecciosas, a ação de antioxidante natural e estimulante para que a gestante ou lactante a ofereça os nutrientes essencial para uma boa formação óssea e de tecidos cartilaginosos dos filhotes, sem a exaustão do organismo materno.
O produto é formulado com cenoura- fonte de antioxidantes,vitamina A e carotenóides, que estimulam a reconstituição dos tecidos;
Alho, que auxilia na eliminação de toxinas, tem ação germicida e estimula o sistema imunológico. Também melhora a circulação sanguínea e ajuda a manter níveis saudáveis de colesterol; cartilagem- fonte natural de sulfato de condroitina, glucosamina, cálcio e fósforo em proporções ideais para uma boa formação de ossos e tecidos e levedura de cerveja, considerada um modulador do sistema imunológico por estimular as defesas naturais, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, minerais e proteínas.