Questão de sensibilidade!
Muitos se lembram dela como um dos primeiros rostos da TV em Uberaba, então apresentadora de telejornal. Muitas pessoas a viram nas passarelas, elegante e bela. Outros tantos foram seus alunos, tanto na Universidade quanto em salas onde ela orientava para a arte. A arte que sempre norteou sua vida e expressa a sua sensibilidade está em cada detalhe de onde vive: nas telas, nas paredes, nos objetos. Ela parece ter o mesmo dom do rei Midas: tudo que toca vira arte. No caso de Glenda Garbe, não se trata de maldição, ao contrário, de bênção, que ela agradece a todo instante e em cada gesto, especialmente nos gestos de amor pelas filhas e pelo mascote Thor, o cãozinho lindo, um pouco temperamental, que faz parte da energia vital desse ambiente. Ama os animais e com eles sempre, desde criança, teve ótima convivência. Espiritualista, Glenda sabe que tudo está integrado e em constante evolução.
“É muita gentileza do Criador em nos proporcionar o convívio com esses “bichinhos”…”
Marcos Moreno– Desde criança você convive com animais, especialmente por pertencer à família ruralista. Você acha que o relacionamento com animais mudou muito nas duas últimas décadas?
Glenda Garbe– – Sim. Com certeza. A Internet tem contribuído muito para que nossa ótica acerca do reino animal seja mais positiva . Há postagens intermináveis sobre animais, seja no aspecto da preservação da espécie quanto no aspecto afetivo . Quanto mais assistimos aos vídeos e reportagens sobre animais , tanto mais nos tornamos sensíveis e responsáveis por eles.Os animais , especialmente os cães , ensinam-nos a desenvolver a paciência , tolerância e sobretudo renúncia a situações que , anteriormente eram imprescindíveis para nós . Eles são grandes colaboradores de nossa Evolução Espiritual .
Marcos- Em conversa, você sempre fala da raça de cães Pastor Alemão. O que para você há de especial nesta raça?
Glenda– Há alguns anos tive dois cães da raça Pastor Alemão e, pude constatar que são extremamente carinhosos, inteligentes e muito protetores. Interessante que quando amamos nossos cães, transferimos esse sentimento para todos os animais , independente da espécie . E a extensão do AMOR, o olhar de um é o mesmo do outro. Não há diferença nem tampouco separação. Todos se tornam UM !
Marcos– Apresentadora de telejornal, modelo, professora, artista plástica com grande reconhecimento. Em todos os momentos da sua vida sempre houve a companhia de um animal de estimação (hoje pet)?
Glenda- Desde criança tive a bênção de conviver com cães. Isso foi uma dádiva ! Os psicólogos afirmam que, quando a criança se relaciona com animais , desenvolve a auto estima, segurança e sensibilidade. Realmente são crianças mais felizes! Não se deve privar as crianças desse convívio salutar ! Mencionando ainda que os animais , especialmente os cães, suprem o sentimento de solidão que, porventura uma criança possa ter. Além de serem divertidos , são companheiros maravilhosos !
Marcos Moreno– Você acha que eles realmente influenciam o equilíbrio emocional?
Glenda– Sim, com certeza. Especialmente os cães têm a capacidade de captar nossas emoções . Quando estamos tristes ou chorosos , eles “não desgrudam” e se mantêm presentes durante todo o tempo. São verdadeiros amigos e terapeutas . Soube de uma jovem de 26 anos de idade que contraiu câncer . Segundo o diagnóstico médico , ela teria vida por apenas 6 meses.Ela adquiriu um cãozinho para lhe servir de companhia. O amor dela pelo bichinho foi tão grande que ela se curou ! O amor realmente cura, seja por pessoas ou animais . É um sentimento que restaura nossa saúde e dá um sentido especial à vida !
Marcos– Suas filhas sempre tiveram boa convivência com animais? Tem alguma que não curte?
Glenda– – Sim. Minhas filhas sempre conviveram com cães. Aqui em casa consideramos nossos cães como “membros da família”. A alegria que esses animaizinhos nos proporcionam é contagiante ! Eles são na verdade, os “donos” da casa que, aliás nunca fica impecável. Há sinais de “suas patinhas” em todos os ambientes. Minha filha disse-me que são “sujeirinhas de amor, mamãe !”
Marcos– Como você relaciona seus animais com a espiritualidade?
Glenda– Eu sou muito espiritualista . Estudiosa do assunto e pratico os Ensinamentos. SOMOS TODOS UM. Não há separação entre EU e VOCÊ. Os animais também são seres em evolução .Tudo o que possui vida está em constante crescimento interior . Quanto mais evoluímos , mais respeitamos a vida em qualquer nível . O cientista Isaac Newton tinha um cachorrinho cujo nome era Brilhante. Ele o amava intensamente!! Brilhante estava sempre perto do cientista enquanto se dedicava aos estudos científicos. Certo dia, Newton afastou-se por alguns minutos de sua mesa onde estavam seus estudos, análises e projetos científicos. Quando retornou ao trabalho , verificou que Brilhante subiu na mesa e literalmente “comeu os papéis” que continha o estudo de uma fórmula a que se dedicava …
Marcos– Já usou animais como inspiração para seus trabalhos maravilhosos de artes plásticas?
Glenda– Não. Eventualmente pinto cavalos . Gosto muito de pintar aves, pássaros. No quotidiano, meu cachorrinho Thor, inspira-nos a manter a alegria por 24 horas, aliás menos um pouco porque ele também dorme (risos). É muita gentileza do Criador em nos proporcionar o convívio com esses “bichinhos” (aqui em casa dizemos “menino”) que gera tanta alegria e bom humor em todos !
Marcos– O que você pensa a respeito das culturas religiosas que sacrificam animais em seus rituais?
Glenda– Eu sempre me assusto quando sou participada de que ainda existe esse tipo de ritual! Tudo é uma questão de evolução . Tudo muda. Nada fica parado. As coisas estão sempre mudando . O Universo é dinâmico. A única Lei no Universo que não muda é a Lei da Mudança . Tudo é efêmero, rápido, fugaz, passageiro! Os conceitos também mudam. Assim também são os seres humanos . Evoluem. Mudam. Crescem. Até mesmo os Dogmas religiosos mudam. Os rituais certamente também mudarão .
Marcos– Na natureza selvagem, que animal mais te fascina?
Glenda– Todos os animais são maravilhosos . São criaturas divinas .
Marcos– Quero que você deixe uma mensagem para os seguidores do blog.
Glenda- Deixo aqui uma das poesias de que mais gosto (um poema tibetano), porque me faz refletir e aprender sempre !
“Emalanching”
Um Deus Átomo dorme em cada pedra ,
Desperta em cada planta,
Move-se em cada animal,
Pensa em cada homem,
E ama em cada Anjo
Por isso, devemos tratar
Cada pedra como um vegetal
Cada vegetal como um animal querido,
É cada animal como um Ser Humano,
Pois nele habita a Centelha Divina “EU SOU “.
2 Respostas
Parabéns Moreno por essa belíssima entrevista. A Glenda realmente é uma extremamente ligada aos animais! A pessoa certa para enfatizar através de sua sensibilidade o quanto os animais nos auxiliam espiritualmente e como o amor deles por nós é inco dicional e curador! Amei !
” Nós,seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar .
Portanto, quem chuta ou maltrata um animal é alguém que não apreendeu a amar ” Chico Xavier ❤🐶❤