Glayson Naves

Nobreza de Espírito

Eu, responsável pelo blog, conheci Glayson Naves no evento Chopp Time Fest Run, onde aconteceu paralelamente uma ferinha de adoção de animais porque a franquia apoia a causa. Das mais nobres e inteligentes intenções e feitos de uma empresa é apoiar a causa animal.
Durante todo o tempo que aconteceu a feira, Glayson estava lá, tomando conta dos cachorrinhos, ajudando nos cuidados necessários. Ele é um voluntário da ONG SUPRA. Tem vários cachorros que certamente são muito felizes por viver com ele. Porque ele é um verdadeiro voluntário da causa animal. Professor de Educação Física pela UFTM, professor de musculação, trabalha com treinamento funcional, é Personal Trainer e consegue dividir com serenidade o tempo para todos esses trabalhos, o cuidado com seus cães e o fantástico trabalho voluntário. Ele é a prova de que “quem quer, faz”.

“…é preciso mostrar para as pessoas a importância dos animais para que elas próprias consigam ter um mundo melhor e em harmonia”

Marcos Moreno– A pergunta básica: como e por quê você se dispôs a ser voluntário da causa animal?
Glayson Naves- Desde criança tive o sonho de fazer parte de uma ONG de animais. Graças aos meus pais, sempre tive contato com os animais e aprendi cedo a importância de conviver e fazer bem a esses verdadeiros anjos que Deus colocou em nossas vidas para amenizar nossa caminhada profissional e espiritual.

Marcos- Imagino que você tenha uma disciplina férrea para dar conta de tanta atividade. Dá pra falar um pouco sobre sua rotina?
Glayson- Eu trabalho em dois lugares de segunda a sábado. Das 6 às 10 horas na academia e depois, das 15 às 22 horas, intercalando a academia e os condomínios onde dou aula. Sábado à noite trabalho no Centro Espírita que frequento e aos domingos trabalho na SUPRA ONG das 8 às 12 horas.

Marcos- Já participou de resgates também?
Glayson- Já sim, porém poucas vezes devido à minha rotina de trabalho bastante longa. Algo que faço é verificar pelo trajeto que faço até o trabalho se os cachorros que estão na porta de alguma casa realmente têm donos. Já consegui colocar cachorros para dentro de suas casas rsrsrsrs.

Marcos- Você deve ter muitas histórias pra contar de adoções que foram muito bacanas. Pode contar uma como exemplo?
Glayson- Na minha profissão eu acabo conhecendo bastante pessoas e isso facilita a divulgação da causa animal. Vários alunos meus já adotaram cachorros. A história mais recente foi encontrar um lar para um cachorro idoso da SUPRA em uma de nossas feiras. Ele era muito apegado a mim, mas eu sabia que ele seria mais feliz em um lar com alguém que realmente o amasse. Acabei fazendo amizade com a nova dona dele e viramos amigos. Sempre o visito. Ele se chama “Cheiroso”

Marcos- Seu trabalho é lidar diretamente com pessoas com objetivos muito específicos. O que é mais fácil, lidar com pessoas ou com animais?
Glayson- Eu digo para todo mundo que gosto mais dos animais do que das pessoas e elas concordam comigo. Os animais nasceram sabendo amar. O ser humano, não. Com certeza os animais são mais fáceis, mas é preciso mostrar para as pessoas a importância dos animais para que elas próprias consigam ter um mundo melhor e em harmonia.

Marcos- Por quê em Uberaba há tantos animais abandonados? É uma característica da cidade ou é assim no Brasil inteiro?
Glayson– Dizem que cada povo tem o governo que merece. Eu converso bastante com a Denise da SUPRA sobre isso. Essa mudança deve se dar em mãos de pessoas poderosas que têm seus interesses políticos e podem mudar a legislação e garantir dignidade aos animais. Graças a Deus temos alguns políticos que lutam pela causa, mas o caminho ainda é longo e árduo e está só começando. Devemos nos manter fortes, unidos. Sempre vou acreditar num futuro melhor para os animais e farei minha parte pra isso.

Marcos- Qual a maior dificuldade em conseguir adoção para animais?
Glayson- Muitas pessoas escolhem demais, só pensam nos animais de raça ou adotam acreditando que terão controle total sobre o animal. Quando percebem que aquele animal não se encaixa na sua vida porque não quer abrir mão de nada, acabam devolvendo. É triste, mas isso acontece muito.

Marcos-Você gosta de filmes com esse tema? Qual você destacaria?
Glayson- A realidade já é muito dura pra quem trabalha na causa animal e alguns filmes podem nos deixar ainda mais tristes rsrsrsrs. Mas eu gosto muito do filme “Sempre a seu lado”. É uma prova de como os animais são seres fiéis e amáveis até o fim.

Marcos-Como voluntário da causa, você acha que o Poder Público está cumprindo sua parte nessa questão?
Glayson- Ainda seu papel está bem tímido, mas acredito que irá melhorar com vários políticos migrando para a causa animal, como está acontecendo aqui. Não podemos mais continuar enxugando gelo. É preciso que existam medidas mais severas para o controle de animais abandonados e maus-tratos. O número de protetores ainda é bem menor que a quantidade de ajuda que pode se ter. Não podemos parar de lutar.

Marcos- Sempre peço para deixar uma mensagem para os seguidores do blog. Gostaria que você deixasse a sua mensagem.
Glayson- Somos responsáveis pelo mundo que iremos deixar para nossas futuras gerações. Precisamos deixar de lado o materialismo e pensar mais na bondade do coração e na caridade feita para seguirmos evoluindo como os animais.

2 Respostas

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *