Tratamento com células tronco em animais- o futuro chegou!
Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Vanessa tem mestrado e doutorado em Patologia Clínica e ainda pós-doutorado em Ciências Fisiológicas, também pela UFTM. É autora de 7 livros internacionais e possui 21 anos de experiência em pesquisa científica, com atuação na área de células-tronco e fisiopatologia. Diógenes é graduado em Biomedicina pela Universidade de Uberaba e pós graduado em Terapia, pela Faculdade Kuriós. Tem mestrado e doutorado em outras áreas específicas e também é autor de 5 livros internacionais, além de vários artigos publicados. Em pesquisa científica na área de terapia celular tem 10 anos de experiência. Muitos anos foram dedicados como docente universitário (Uniube, Facthus e Unipac) e ainda tem experiência como coordenador de práticas clínicas, coordenador de curso de graduação e de pós-graduação. Com tanta dedicação às pesquisas, decidiram se unir e criar a AnimalCell. A inciativa é pioneira em Minas Gerais e um importante passo na na excelência do tratamento de doenças em animais.
“O produto final são células-tronco com capacidade máxima de atividade, que proporcionam qualidade de vida e bem estar aos animais”
Marcos Moreno- Revolucionário! É a primeira coisa que uma pessoa pensa ao tomar conhecimento do trabalho de vocês. Há quanto tempo vocês desenvolvem esse trabalho em Uberaba?
Diógenes- A AnimalCell inaugurou em novembro de 2021, porém somos pesquisadores na área com células-tronco há muitos anos.
Marcos- Vanessa, parece que você sempre teve paixão por bichos. Mas nem todo mundo que tem paixão desenvolve esse tipo de trabalho. Quando você imaginou o que poderia fazer de melhor por eles, pelos bichos?
Vanessa- Sempre fui apaixonada pelos animais, sempre ajudei em campanhas de doações, porém, sempre quis ajudar mais. Com a experiência adquirida na pesquisa científica com células-tronco vi a possibilidade de colocar em prática este conhecimento para ajudar os animais no tratamento de doenças. Acredito que a pesquisa científica não deve ser engavetada, ela deve ser compartilhada para um bem maior, beneficiando a sociedade.
Marcos- Diógenes, vocês são os pioneiros do trabalho em Uberaba. Onde mais no Brasil existe um trabalho com células tronco sendo desenvolvido e difundido?
Diógenes- Somos pioneiros no estado de Minas Gerais. Existem empresas biotecnológicas com a mesma natureza em São Paulo e Brasília.
Marcos– Vanessa, todos os médicos veterinários de Uberaba têm conhecimento do trabalho desenvolvido por vocês?
Vanessa- Não. Muitos médicos veterinários já ouviram falar no tratamento com células-tronco, porém a maioria ainda têm dúvidas, por ser ainda um tratamento inovador. Por causa disso, a AnimalCell vai realizar um simpósio sobre terapia com células-tronco em março, para divulgar mais esta terapia para os médicos veterinários que tiverem interesse. As informações estarão no Instagram @animals_cell
Marcos- Diógenes, esse trabalho de pesquisa e produção é patenteado?
Diógenes– Sim, demos entrada no pleito da patente já no inicio das nossas atividades e estamos aguardando os trâmites legais para a almejada aquisição.
Marcos- Vanessa, quem são os clientes da AnimalCell, um médico veterinário autônomo ou uma clínica/hospital veterinário?
Vanessa- Os nossos clientes são os médicos veterinários. Enviamos para os médicos veterinários as células-tronco prontas para a aplicação em seus consultórios, clínicas ou hospitais.
Marcos- Diógenes, para os leigos entenderem, qual é o produto final do trabalho? E como é aplicado no paciente (animal)? É comprimido? Uma ampola com um líquido?
Diógenes- O produto final são células-tronco com capacidade máxima de atividade, que proporcionam qualidade de vida e bem estar aos animais. Pode ser aplicado de forma endovenosa ou local, dependendo da doença do animal, e, vale ressaltar que, a terapia com células-tronco não gera efeitos colaterais significativos, como acontece com a terapia medicamentosa. As células-tronco são envasadas em frascos estéreis, lacradas e enviadas aos médicos veterinários para aplicação.
Marcos- Vanessa, qual a capacidade de produção de vocês?
Vanessa- Hoje nosso laboratório possui capacidade de produzir em torno de 30 frascos para aplicação por mês. A AnimalCell possui um banco de células-tronco para atender todo estado de Minas Gerais e, atualmente, estamos atendendo as cidades compreendidas nos estados vizinhos em um raio de aproximadamente 300 km.
Marcos– Diógenes, somente os médicos veterinários já têm permissão legal para dosar esse tipo de tratamento? Como dosar?
Diógenes– Sim. A terapia celular é uma medicina individualizada, isto é, para cada caso existe uma quantidade de células, um número de aplicação, um intervalo entre as aplicações e um tempo de resposta do paciente, onde o médico veterinário acompanha o caso para interromper ou continuar o tratamento.
Marcos- Vanessa, existem leis que regulamentam a aplicação do tratamento? O que diz o Conselho Federal de Medicina Veterinário sobre isso?
Vanessa– Sim. O tratamento com células-tronco foi regulamentado em 2020 no Brasil, através da Resolução número 1363, do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Já a aprovação do primeiro produto de células-tronco junto ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) ocorreu em 2019.
Marcos- Diógenes, enfim a Medicina Regenerativa chegou aos animais de pequeno porte. Vocês estudam a possibilidade de desenvolver esse trabalho para animais de grande porte?
Diógenes– Sim. A AnimalCell não para de inovar e já estamos recrutando um grupo de profissionais especialistas em grandes animais para desenvolver estas células-tronco para terapias em equinos e bovinos.
Marcos- Vanessa, vocês têm registro de todos os casos em que foram aplicados o tratamento com células tronco desenvolvidos por vocês?
Vanessa- Sim. Temos os relatos dos tutores, falando sobre a melhora do pet e também o relato dos médicos veterinários que acompanham os animais. Os depoimentos são animadores e emocionantes.
Marcos- Diógenes, em relação a custos, é um tratamento acessível ou ainda é caro?
Diógenes- Quando se fala no valor do nosso produto, levamos em consideração vários fatores: aquisição de matéria-prima, preparo de soluções, investimento na tecnologia e conhecimento de produção. Mas o que podemos afirmar, com certeza, que o custo/beneficio da terapia com células-tronco é muito mais baixo do que a maioria dos procedimentos da medicina tradicional.
Marcos- Gostaria que vocês deixassem uma mensagem para os seguidores do blog.
Vanessa e Diógenes-
Vanessa – Que o ser humano tenha mais respeito e empatia para com os animais. “Devemos lutar contra o espírito de crueldade inconsciente com o qual tratamos os animais. Os animais sofrem tanto quanto nós. A verdadeira humanidade não nos permite impor tais sofrimentos sobre eles. É nosso dever fazer o mundo inteiro reconhecê-lo. Até estendermos nosso círculo de compaixão a todas as coisas vivas, a humanidade não encontrará a paz” (Albert Schweitzer – Prêmio Nobel da Paz de 1952).
Diógenes – A inovação não para na AnimalCell, continuem e divulguem o blog, pois em breve teremos mais novidades para Uberaba e região no que diz respeito a qualidade de vida animal.