Perseverança e vontade!
No mês de abril desse ano foi realizado um mutirão para castração de cães e gatos em Uberaba, cidade de origem do blog. Foram alguns dias de trabalho intenso que contabilizou um resultado expressivo. Os trabalhos aconteceram em espaço cedido pelo Hospital Veterinário de Uberaba, que foi parceiro do evento que teve iniciativa da vereadora Denise Max com verba cedida do deputado federal Fred Costa. Outro evento com a mesma finalidade deve acontecer no início de agosto. São conquistas importantes para as pessoas de toda e qualquer área que preocupam, cuidam e trabalham pela causa animal, visto que essa é a única maneira de se fazer um controle real da população de animais. Se são conquistas de pessoas, que dirá dos próprios animais? Serão menos animais sofrendo tortura, fome, frio, etc. Iniciativas e parcerias importantes. Pairam ainda algumas dúvidas e mitos sobre castração de cães e gatos. E por estarmos vivenciando esses eventos de “mutirão” de castração, fomos mais uma vez procurar o médico veterinário dr. Cláudio Yudi, gerente Clínico do Hospital Veterinário da Uniube para importantes esclarecimentos em relação à castração de cães e gatos.
“É muito importante a perseverança e vontade do todos envolvidos, visto que os animais são membros da família e tem importância fundamental para a saúde pública.”
Marcos Moreno– Quando deve ser feita ou a partir de quando é recomendável a castração de cães e gatos?
Dr. Cláudio Yudi- Os animais podem ser castrados a partir de 6 meses de idade, porém a avaliação clínica dos animais pelo médico veterinário é muito importante para avaliar se o paciente está apto a cirurgia.
Marcos- Como é feita a castração?
Dr. Cláudio- Utiliza-se um método cirúrgico em que é retirada parte dos órgãos reprodutores de machos e fêmeas. O método é muito seguro sendo realizado a anestesia e a analgesia, portanto indolor. Os animais recuperam no mesmo dia, podendo ser realizados os curativos e medicações em domicílio.
Marcos– Em quanto tempo é realizada a cirurgia?
Dr. Cláudio- É extremamente rápida. O tempo é de 15 a 30 minutos, dependendo do tamanho e peso, principalmente de cadelas.
Marcos- O processo de castração exige exames prévios? Quais? Em que condições não se pode castrar?
Dr. Cláudio– É muito importante a avaliação clínica e exames prévios, como o hemograma. Animais muito magros, apresentando sinais clínicos de doenças, e acima de 8 anos, é recomendada uma avaliação completa, composta de exames de imagem e exames bioquímicos.
Marcos- Quais os benefícios da castração do ponto de vista científico?
Dr. Cláudio- A castração tem a vantagem científica de interromper o ciclo reprodutivo das fêmeas, evitando as crias indesejáveis. Nos machos há diminuição do comportamento sexual, que é a procura de fêmeas no cio, latidos e uivos quando estão presos próximos as cadelas no cio. Sobre a prevenção de câncer da mama nas fêmeas, ainda é um assunto discutido pelos pesquisadores, mas não há um consenso sobre vantagens e desvantagens da diminuição do câncer de mamas em cadelas castradas. Porém, ainda indicamos a castração devido o problema de saúde pública no Brasil, um desafio para muitas décadas de trabalho.
Marcos- Normalmente, como é o pós operatório para cães e para gatos? Há algum cuidado especial que o tutor deve ter?
Dr. Cláudio- Deve-se sempre proteger o local da cirurgia, colocando roupinhas ou o colar de proteção para que os animais não possam lamber os pontos, oferecer as medicações para dor e antibióticos conforme a prescrição veterinária. Espera-se que em 10 dias o animal esteja totalmente recuperado da cirurgia.
Marcos- No caso desses mutirões que acontecem eventualmente, como deve ser preparado o ambiente para a realização da cirurgia?
Dr. Cláudio- O local deve ser o mais estéril possível. O castramóvel é um bloco cirúrgico móvel e deve ter os mesmos cuidados de uma sala cirúrgica de um Hospital Veterinário. Há produtos específicos que matam vírus e bactérias, além de técnicas de limpeza que são utilizadas para minimizar ao máximo a contaminação dos animais.
Marcos- Que profissionais compõem uma equipe para esse tipo de cirurgia?
Dr. Cláudio- O médico-veterinário cirurgião e anestesistas são imprescindíveis. Também são necessários o auxiliar veterinário e o auxiliar administrativo.
Marcos- Existe uma crença de que o animal macho fica mais tranquilo depois de castrado. O que há de verdade nisso?
Dr. Cláudio– Os cães machos perdem o interesse pelas fêmeas após a castração devido a falta de hormônio, mas conservam o comportamento anterior, como a agressividade e medo. É necessário acompanhamento de profissional especializado se a agressividade estiver exacerbada quando se torna um problema para as famílias.
Marcos- Tem acontecido e agendado para acontecer na cidade de Uberaba, eventos de castração animal, especificamente de cães e gatos. O HVU é um parceiro? Qual é a parte do HVU?
Dr. Claudio- Estão previstos dois mutirões de castrações. O HVU é parceiro juntamente com ONGs que estão coordenando os eventos. Haverá equipes de outras cidades que utilizarão o espaço do HVU para os mutirões. Quaisquer informações entrar em contato no telefone 3319-8787.