Nesta quinta-feira (22), ocorre o equinócio de primavera no hemisfério sul. Em resumo, a parte inferior do globo começará a partir de hoje a receber mais raios solares, o que traz a chamada estação das flores.
O equinócio deve acontecer exatamente às 22h03 (horário de Brasília). Neste momento, a luz solar estará incidindo diretamente sobre a Linha do Equador, permitindo que todas as regiões do globo recebam aproximadamente o mesmo número de horas de claridade.
A palavra “equinócio” deriva do latim e significa “noites iguais”. No hemisfério norte, a data marca o início do outono. Por aqui, a chegada do outono, uma estação mais fria, tem início com outro equinócio que ocorre em março.
“No início da primavera, os dias terão aproximadamente o mesmo comprimento das noites. No hemisfério sul, os dias vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano, que ocorre no início do verão, que neste ano será dia 21 de dezembro”, explicou Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, em comunicado.
Todas as estações do ano são determinadas pela inclinação da Terra em relação ao Sol e ao movimento que o planeta faz. A inclinação do eixo de rotação da Terra é de 23,5º, em relação ao plano orbital ao redor do astro rei. Quando é verão em um dos hemisférios, significa que essa parte do planeta está apontando para o Sol, o que torna os dias mais claros e quentes. O contrário ocorre do outro lado do globo.
Mas não espere uma mudança climática repentina.
Pets na primavera
Para quem tem pets em casa, esse também é um momento que exige bastante atenção e cuidados, pois a estação do ano mais colorida é sinônimo de alergias, irritação e pode elevar o risco de intoxicação.
Assim como nós, os pets também podem ter alergias que se agravam nesta época. Além disso, parasitas externos são mais comuns durante esta estação do ano, e além das irritações na pele, são responsáveis pela transmissão de diferentes doenças, podendo algumas delas até mesmo agravarem quando não diagnosticadas a tempo.
Para amenizar o problema, algumas medidas de prevenção devem ser adotadas, como limpar as patinhas dos pets ao voltarem dos passeios, manter a umidade do ambiente nos dias mais secos e deixar sempre à disposição água fresca. O tutor também deve evitar passeios em locais com uma grande quantidade de flores, para minimizar o contato do animal com o pólen.
Além disso, manter a cama e os locais favoritos de descanso do seu cão limpos, pois isso ajuda a remover a poeira e a caspa, um terreno fértil para parasitas que causam coceira. Os cães também devem tomar banho para ajudar a remover agentes irritantes da pele, mas sempre com um xampu adequado para eles. Já os gatos não devem tomar banho regularmente.
Outro agravante desta estação é o aumento da incidência de parasitas externos, como pulgas, carrapatos, moscas e pernilongos. Eles são os responsáveis pela transmissão de doenças que, se não diagnosticadas a tempo, podem ser fatais.
Além disso, é preciso ter cuidado também com abelhas e formigas que, apesar de não serem insetos transmissores de doenças, podem ocasionar crises alérgicas nos pets através de suas picadas.
Sabemos que os pets são seres curiosos e que adoram novidades e a primavera é a melhor época para deixar a casa mais colorida com plantas e flores. Porém, antes de escolhê-las, é preciso saber que algumas espécies de plantas possuem substâncias que são tóxicas para os animais, podendo colocá-los em risco, caso entrem em contato direto com essas plantas ou ingerirem uma parte delas.
As plantas tóxicas mais comuns são lírios, dama da noite, hera, glicínia, espada de são Jorge, comigo-ninguém-pode, costela de adão, jiboia, copo de leite, samambaia, violeta, hibisco, avenca, tulipa entre outras. Mas isso não significa que você não pode tê-las em casa, só deve deixar em um local longe do alcance do seu pet.
E, caso ele goste de interagir com plantas, existem alternativas que não causam danos, como a orquídea, além de ervas como hortelã e manjericão. A valeriana ainda tem propriedades calmantes e pode ser uma boa escolha para pets agitados.