Janeiro Branco: a saúde mental dos pets também importa


Os nossos animais de estimação precisam de cuidados para manter a saúde mental
Janeiro é um mês agitado para todo mundo. Novo ano, muitas festas, férias, momentos de lazer. Os bichinhos de estimação também são impactados nessa história e podem sofrer com tantos eventos ao mesmo tempo.
A começar pelos fogos de artifício que afetam eles logo no réveillon, porque eles contam com uma capacidade muito mais potente de audição que os seres humanos e tem uma sensibilidade auditiva aguçada, barulhos acima de 60 decibéis podem causar grande estresse físico e psicológico nos animais. Com o barulho dos fogos de artifício, os animais podem ficar alvoroçados e tentar fugir, causando acidentes e até levando a óbito. Por isso, esse é o momento ideal para acolher e começar a se preocupar com o bem-estar do bichinho.
Mas, ao longo do ano, esse cuidado com a sua saúde também é necessário. Eles precisam de uma rotina saudável que estimule a mente e o corpo, porque, assim como os humanos, eles podem ficar entediados e desenvolver condições como estresse, depressão e ansiedade. Esses comportamentos podem estar diretamente ligados à conduta do tutor.
Todos os animais precisam de boa alimentação e estímulos regulares. Algumas formas simples de ajudar a estimular a saúde mental dos pets são:

Brinque com o seu pet

Pode parecer básico, mas os animais precisam que você dedique tempo para eles e estimule brincadeiras. Brincar ajuda no desenvolvimento físico e mental dos bichinhos, reduz a ansiedade, os mantêm mais ativos e evita vícios destrutivos.
Brinquedos como quebra-cabeças que estimulam que os cachorros procurem petiscos são boas pedidas para distraí-los.

Passeie diariamente com o seu cachorro
Passeios diários são importantes para manter o pet calmo e relaxado, de modo a evitar que ele se torne agressivo ou fique estressado. O ideal é mantê-lo cansado a maior parte do tempo.
A hora de passear é o momento em que os peludos fazem suas necessidades fisiológicas, gastam energias, queimam calorias, fortalecem seus músculos e usam seus instintos naturais. Eles ainda podem socializar com outros animais e humanos e fortalecer os vínculos com o tutor. Tudo isso ajuda a manter a saúde física e mental.
Hoje já existem guias, coleiras e peitorais para todos os gostos e que podem deixar esse momento de passeio ainda mais divertido.

Mantenha seu gato dentro de casa
Pode parecer contraditório, mas manter os gatos dentro de casa, sem acesso à rua, tem efeito positivo em sua saúde. Isso porque em casa eles ficam menos expostos à riscos, como acidentes, doenças, substâncias nocivas e brigas.
Para isso, você deve castrar o animal, enriquecer o ambiente com brinquedos, prateleiras e arranhadores, passear regularmente (assim como os cachorros) e colocar redes para limitar o acesso à rua.

Se atente ao seu pet
Por fim, é crucial que você preste atenção no comportamento do seu animal de estimação. Sinais como tremores, lambidas e mordidas pelo corpo, respiração ofegante, perda de peso, falta de apetite e pouca disposição são indícios de que algo não vai bem. Se perceber algo errado, procure um médico veterinário para diagnóstico e tratamento adequados.
Se você quiser acompanhar o seu pet mesmo quando está fora de casa, você pode investir em um alimentador automático com câmera. Ele te ajuda a manter a rotina alimentar do seu pet em dia e ainda te permite ver e falar com seu melhor amigo pelo alto-falante integrado e pela câmera. Tudo isso diretamente do celular!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *