O Brasil tem cerca de 150 milhões de animais de estimação, sendo 85 milhões de cães e gatos, segundo dados do IPB (Instituto Pet Brasil). Mas, embora seja possível estimar a quantidade, é cada vez mais difícil acompanhar o que os tutores fazem por eles. Prova disso é a variedade de produtos e serviços que serão apresentados na PET South America, a principal feira da indústria pet da América Latina.
De 16 a 18 de agosto, os mais importantes players do segmento que prevê um faturamento de mais de R$ 67 bilhões em 2023 apresentam as novidades e tendências do setor a um público que deve superar 35 mil pessoas, entre empreendedores, donos de pet shops, clínicas veterinárias e profissionais do mercado. “A cada ano que passa, a feira cresce mais porque, além de aumentar o número de lares com animais domésticos, cresce o cuidado dos tutores com os seus bichos de estimação”, afirma Guilherme Martinez, Head de Produto do Núcleo Pet da NürnbergMesse Brasil, organizadora do evento.
É para atender a essa demanda que o mercado tem buscado inovar. Na área de adereços para pets, chama a atenção as bolsas de luxo tanto para viagens quanto para passeios que a Baby & Happy Estilo Pet leva à feira. Mas as opções vão além. A Fábrica Pet apresenta no evento camas, iglus e outros móveis pensados para os animais de estimação. No ano passado, a marca desenvolveu a linha Riciclato, com uma coleção 100% feita com materiais reciclados, que incluía cama e futon.
A preocupação com o meio ambiente também está presente na Indústria Beethoven, uma fabricante de produtos feitos em madeira 100% oriunda de reflorestamento. De olho nas pessoas e empresas que se preocupam com a origem dos produtos que consomem, a marca espera fechar R$ 2 milhões em negócios na PET South America 2023, onde lançará uma rampa com três regulagens de altura voltada aos pets idosos, com dificuldade para subir no sofá.
Também de olho na sustentabilidade, a Bartô lança no evento o Wosso, um tapete lavável ampliável de acordo com o porte do animal, e um limpa patas da linha PODE, feito a partir de temperos da casca de laranja, que são bactericidas e fungicidas naturais. Já para a higiene dos gatos, a Progato apresenta um novo granulado, o Progato Alerta, que atenta para alterações no pH da urina felina através da mudança de cor do granulado, o que auxilia, inclusive, na identificação de problemas renais.
“A saúde dos pets ganha cada vez mais a atenção dos tutores. Este ano, veremos muitos produtos e serviços na feira voltados para os que sofrem de condições especiais ou para a prevenção de doenças”, explica Guilherme. A Blindog é uma marca expositora que se destaca neste sentido. A empresa apresenta no evento um dispositivo para cães cegos. O produto é patenteado e único no mundo a ajudar os cães cegos através da tecnologia. Com o dispositivo, encaixado na coleira do pet para emitir alertas vibratórios para ele desviar de obstáculos, é possível andar em qualquer ambiente sem colisões, protegido de batidas e machucados, restaurando o bem-estar e a autonomia.
Também pensando em mobilidade, a Walkin’ Pets oferece uma linha completa de produtos de cuidados com animais de estimação – projetados por especialistas em mobilidade de pets. Entre os itens exclusivos, está a cadeira de rodas ajustável Walkin’ Wheels.
No segmento de pet food, as ofertas são muitas. A Brazilian Pet Foods, uma das maiores e mais renomadas fábricas de alimentos do país, apresenta uma linha de alimentos naturais premium especial, a Snow Flores. No cardápio, produtos que utilizam os poderes das flores para trazer benefícios específicos aos pets, com ingredientes especiais de alta qualidade e florais rigorosamente selecionados pelos atributos benéficos que possuem, como Girassol, Erva-doce, Rosa Mosqueta, Rosa, Flor de Maracujá, Camomila e Dente-de-leão, que melhoram o desempenho físico, por exemplo.
Já a Doogs, do grupo Gigan-T, vai levar aos pavilhões do São Paulo Expo um dos seus maiores sucessos: o ovo de Páscoa para cães e gatos, totalmente livre de chocolate. O aperitivo é feito à base de ingredientes próprios para consumo animal. Disponível nos sabores de carne, frango, carne e leite, churrasco e salmão, o petisco é o maior sucesso da marca, que chega a atingir 50% do faturamento anual no período da Páscoa.
Para os tutores que gostam de oferecer aos pets o mesmo produto que consomem, a Prefere aparece como uma ótima opção já que vai apresentar na PET South America um sorvete cremoso para cães que pode ser ingerido também por humanos.
Na linha de embelezamento e higiene, a Vuelo, nova marca do Grupo Dolce Pet, chega com uma novidade que deve atrair o público presente no pavilhão: uma espuma bucal, com ação 2 em 1 (escova e enxágua), que deixa hálito de menta na boca dos animais. O produto não contém álcool, flúor ou açúcar.
Já a Perigot Cosméticos irá lançar a primeira máscara líquida do mercado pet. Com uma junção de óleos nobres de algodão, macadâmia e coco, o produto proporciona nutrição, brilho intenso, maciez e blindagem contra o ressecamento dos pelos.
Além do lançamento de uma série de produtos, a PET South America 2023 contará com uma grade exclusiva de conteúdos para ajudar no gerenciamento de estabelecimentos comerciais do setor. Uma das palestras, “Os segredos para ter um Day care e Hotel pet lucrativo”, realizada pelo Sebrae, será apresentada por Cleber Santos e Dan Batista, CEOs da Universidade Comport Pet. “A nossa ideia é sempre levar as inovações, que sabemos que precisam estar nas prateleiras das lojas pets do país, mas também aproveitar a presença de players importantes do mercado para difundir informação e ajudar o setor a crescer cada vez mais”, finaliza Guilherme.