Pesquisas atestam a importância do uso de aditivos derivados de diferentes componentes da levedura para longevidade e bem-estar de cães e gatos
Estudos realizados nos últimos anos demonstram grandes resultados decorrentes do uso de tecnologias nutricionais focadas na saúde intestinal dos pets. “Cerca de 70% do sistema imunológico está associado ao intestino do animal, que abriga uma vasta população de microrganismos, e a nutrição é o fator externo que provoca modificações mais rápidas no microbioma intestinal de cães e gatos”, destaca o zootecnista e doutor em nutrição animal Anderson Lima. Segundo ele, além de uma dieta balanceada de acordo com os requerimentos dos animais de companhia, o uso de soluções nutricionais para promover uma microbiota equilibrada e diversificada beneficia a saúde e o bem-estar dos animais de estimação.
Existem diferentes grupos de aditivos que modulam a microbiota intestinal, dentre eles os probióticos e prebióticos. “Agora o mercado está falando com força dessas tecnologias nutricionais”, observa o especialista. Inovação científica é um dos pilares da empresa na qual ele atua como profissional, que, em 2007, já contava com 500 ensaios de pesquisas científicas sobre este tema realizadas em seu centro de pesquisa e por diversos pesquisadores renomados em universidades ao redor do mundo. Outro ponto que posiciona essa empresa como referência no assunto é que possui uma das maiores fábricas de fermentação de leveduras para nutrição animal no mundo. A empresa investe em tecnologias nutricionais voltadas não para doenças, mas para apoiar a longevidade do animal ao potencializarem a imunidade e saúde intestinal, aponta Lima.
Os prebióticos são ingredientes não digestíveis que oferecem efeitos benéficos para os animais ao selecionarem estímulos para o crescimento e a atividade da resposta imune, além de contribuírem para melhor equilíbrio entre os microrganismos intestinais. Nessa categoria, destaca-se o Actigen®, desenvolvido com base na nutrigenômica e derivado de uma fração específica e purificada do mananoligossacarídeo (MOS), já bem difundido na indústria de pet food global. Estudo realizado em 2020 pela médica veterinária Fernanda Sant Anna Kroll e outros pesquisadores demonstrou que a inclusão de Actigen® na dieta de cães idosos foi capaz de estimular a imunidade inata e adquirida. “Como a resposta imune costuma diminuir com a idade dos pets, esse resultado se mostra especialmente interessante”, ressalta o especialista.
Além da modulação da microbiota, as soluções nutricionais dessa empresa também contribuem para a integridade e o desenvolvimento das estruturas intestinais. Este é o caso do Nupro®, tecnologia de extrato da cepa de leveduras específicas, rica em proteína de alta biodisponibilidade e composta por nucleotídeos que contribuem para o crescimento e recuperação do epitélio intestinal ao participar da síntese de DNA. Pesquisa feita em 2022 pela doutora em Zootecnia Gislaine Cristina Bill Kaelle, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e colaboradores avaliou a inclusão de NuPro na dieta de cães e constatou que, além de redução no pH e maior concentração de ácidos graxos de cadeia curta nas fezes, o estudo de palatabilidade demonstrou forte preferência pelos cães às dietas com a tecnologia Alltech em comparação àquelas que não a tinham.
“Um intestino saudável com uma microbiota equilibrada reflete em benefícios para a imunidade, qualidade de pele e pelagem, crescimento dos filhotes e mesmo no desenvolvimento embrionário durante a gestação”, ressalta Lima.