Caio Godoi

A causa animal e seus representantes

Caio é o segundo vereador mais jovem eleito para a Câmara Municipal de Uberaba-MG. Acredita que ser filho de uma servidora concursada o tenha colocado mais próximo de entender sobre gestão pública. A formação em Direito ajudou. Mas sabe-se que liderança é uma característica nata e se manifesta desde sempre. Fez da causa animal um dos mais importantes temas de sua plataforma política, o que certamente contribuiu para sua eleição, visto que é expressivo o número de pessoas que felizmente ama os animais. Com o crescimento da conscientização humana em relação aos animais vem também uma cobrança maior aos que se elegeram seus representantes em alguma esfera governamental. Em seus pronunciamentos públicos se mostra comprometido com a causa e sabe que será cobrado proporcionalmente à exposição de suas intenções. Na entrevista ao blog, ele fala sobre a maneira que enxerga a realidade atual da causa animal em Uberaba. Vale a pena conferir.

“Os problemas da causa estão cada vez mais visíveis e a população está entendendo que a solução está diretamente ligada à gestão do município”

Marcos Moreno– Você foi eleito para vereador da cidade de Uberaba tendo como principal plataforma a causa animal. Já tinha pensado na política, independentemente dessa causa?
Caio Godoy– Minha mãe é servidora concursada na prefeitura, então sempre tive proximidade com a gestão pública dentro de casa. Ainda na escola, acabei me interessando por liderança, fui representante de sala aos 14 anos. Na hora de decidir a graduação, optei por cursar direito e a política foi um caminho para mudar a causa animal.

Marcos– Que tipo de trabalho já tinha feito pela causa animal que o fez considerar a possibilidade de uma candidatura usando essa plataforma?
Caio– Sempre gostei muito dos animais e procurava maneiras de ajudar, então criei uma página de adoção, o Adota Uberaba. Por lá, tenho contato com centenas de protetores e vivêncio a triste realidade do tema na nossa cidade.

Marcos– Você acredita que trabalhar pela causa animal conquista mesmo muitos votos?
Caio- A causa animal tem se tornado cada vez mais pauta das politicas públicas, tanto que temos 3 vereadores da bandeira. É um problema de saúde pública e precisa de atenção. Os problemas da causa estão cada vez mais visíveis e a população está entendendo que a solução está diretamente ligada à gestão do município.

Marcos– Você foi líder do governo na Câmara. Por que deixou?
Caio- Eu contribui bastante. Foi um desafio pra mim, sendo um vereador jovem e já assumindo como líder de Governo. Eu não podia me furtar desta responsabilidade e foi muito importante pro meu crescimento profissional. Acredito que pude contribuir com o município e acho que chegou o momento de me dedicar ao meu mandato e trabalhar como fiscalizador.

Marcos- Protetores independentes de animais e defensores da causa se manifestaram quando houve uma questão na Superintendência do Bem Estar Animal, vista por muitos com uma desrespeitosa atitude de desmonte da mesma. O que você tem a dizer sobre isso?
Caio- O executivo decidiu reformular a superintendência, mas isso ainda não ocorreu. Espero que isso seja feito o mais rápido possível, pois a causa pede socorro.

Marcos– No momento do acontecido, foi apresentado à população projetos de ampliação da Superintendência. O que evoluiu de lá pra cá? O que está efetivamente melhorando para a causa animal em Uberaba?
Caio- Hoje, temos apenas 1 cargo na superintendência, que é o do superintendente e ele é responsável por tudo. É humanamente impossível atender uma causa tão complexa só com uma pessoa. Os estudos da própria secretaria de saude indicam que são necessários pelo menos mais 2 veterinários, 1 advogado e 2 assistentes administrativos para que a superintendência possa caminhar. Isso ainda não aconteceu e eu vou continuar cobrando.

Marcos– Foi criado um ambulatório para os animais na gestão passada. Qual é a situação atual desse ambulatório hoje?
Caio– As ultimas informações que eu tenho do ambulatório pet é que a prefeitura está relicitando para que uma nova empresa possa continuar as obras, mas tudo por lá segue parado.

Marcos– Você conhece outras cidades que têm bons modelos de gestão dessa causa?
Caio– Em Minas Gerais nós temos Conselheiro Lafaiete.

Marcos- Por que os Castra-móveis em Uberaba até hoje não estão sendo utilizados pela PMU?
Caio– Hoje o município possui 3 castramóveis para cirurgia de animais, mas nenhum deles está sendo utilizado por falta de materiais. A previsão da prefeitura é que volte a funcionar ainda esse ano. Essa é a mesma informação que nos passaram no ano passado.

Marcos– Quantos animais foram castrados pela PMU em 2021? Qual seria o número ideal de castrações?
Caio- Em 2021 foram castrados apenas 125 animais, um número inferior em relação a ultima gestão. Em 2020 foram 485 castrações. É uma média melhor que a atual gestão, mas ainda assim é pouco. Com o tamanho do problema que vivemos, os números deveriam estar na casa dos milhares.

Marcos- Por que a prefeitura não faz canis público para animais?
Caio- Recentemente as gestões que obtiveram sucesso em outros lugares, não seguiram este modelo. Pensando em gastos públicos, é mais interessante a prefeitura terceirizar os canis e dar subsídios para que ONGs ou empresas privadas possam realizar esse trabalho.

Marcos– Existe um senso para saber a população de animais de rua em Uberaba?
Caio- Sim! Fiz um requerimento para pedir que esse senso fosse realizado e começaram em outubro.

Marcos- O que a Lei Orçamentária prevê para a causa animal para o próximo ano?
Caio– Aprovamos na última LOA mais de 5 milhões de reais para serem utilizados na causa animal em 2022. Espero que a prefeitura execute este valor.

Marcos- O mundo está com olhar muito voltado para a causa animal. Isso suscita ações abrangentes, desde o trabalho para convergir votos em todas as esferas de governo de todo o mundo, como também mais cobranças na mesma proporção. O que você diria para os seguidores do blog em relação ao seu trabalho nesse sentido?
Caio- Acredito que os seguidores devem ficar atentos para o que os políticos pensam para a causa animal. Um bom gestor público deve saber que esse é um problema de saúde pública e deve ter o mínimo de conhecimento sobre o tema. Acompanhe o trabalho dos representantes da sua cidade, você paga nossos salários.

5 Respostas

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *