
O Futuro é Agora!
Diógenes Maronezzi e Vanessa Capuano já foram entrevistados pelo blog quando tomei conhecimento do trabalho de pesquisa e produção de células tronco que já faziam e estava sendo bem recebido por profissionais da área da veterinária. Na primeira entrevista, fizemos essa apresentação:
“Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Vanessa tem mestrado e doutorado em Patologia Clínica e ainda pós-doutorado em Ciências Fisiológicas, também pela UFTM. É autora de 7 livros internacionais e possui 21 anos de experiência em pesquisa científica, com atuação na área de células-tronco e fisiopatologia. Diógenes é graduado em Biomedicina pela Universidade de Uberaba e pós graduado em Terapia, pela Faculdade Kuriós. Tem mestrado e doutorado em outras áreas específicas e também é autor de 5 livros internacionais, além de vários artigos publicados. Em pesquisa científica na área de terapia celular tem mais de 10 anos de experiência. Muitos anos foram dedicados como docente universitário (Uniube, Facthus e Unipac) e ainda tem experiência como coordenador de práticas clínicas, coordenador de curso de graduação e de pós-graduação. Com tanta dedicação às pesquisas, decidiram se unir e criar a AnimalCell. A inciativa é pioneira em Minas Gerais e um importante passo na na excelência do tratamento de doenças em animais.”
Desde então foram acumulando casos de sucesso em tratamento com células tronco. Surgiram muitas parcerias, participação em eventos de peso e, principalmente, um mergulho em pesquisas para aplicabilidade do tratamento para além de pequenos animais, alcançando também os animais de grande porte. A comunidade agro está empolgada e o futuro é promissor para esse segmento. A AnimalCell pode e deve ser considerada um divisor de águas no tratamento de animais de pequeno porte e agora de grande porte também. Não é ficção. É realidade. É o futuro agora!
“Em vários países, a terapia com células-tronco já é utilizada há muito tempo. No Brasil ainda estamos mostrando para a sociedade os benefícios deste tratamento com células-tronco.”
Marcos Moreno– Desde a inauguração da AnimalCell, em 2021, como vocês sentiram a assimilação (aceitação) dos profissionais do segmento veterinário?
AnimalCell– Mesmo sabendo que estávamos trazendo uma tecnologia inovadora na área da medicina veterinária, ficamos surpreso com a aceitação da terapia celular tanto pelos médicos (as) veterinários (as), quanto pelos tutores e até mesmo pelas instituições da cidade.
Marcos Moreno- Hoje há uma procura direta pelo tutor, sem indicação de um médico veterinário? Nesse caso, como é feita a avaliação do animal?
AnimalCell – Sim. No caso, a gente encaminha para um médico veterinário parceiro para avaliação clinica do animal e indicação das células-tronco.
Marcos Moreno– Qual é a matéria prima para a produção de células tronco?
AnimalCell – É um fragmento de tecido adiposo que o médico veterinário responsável retira no momento da castração, no caso de pequenos animais e na região próximo a cauda, no caso dos grandes animais. O médico responsável seleciona o animal jovem e saudável, para a retirada deste fragmento e com a autorização do tutor.
Marcos Moreno– E como é feito o transplante?
AnimalCell – É feita pelo médico veterinário, através de uma aplicação (em uma seringa) que pode ser intravenosa, intra-articular, epidural, entre outras vias, dependendo de cada caso clinico.

Marcos Moreno– A AnimalCell já está produzindo células tronco para aplicação em animais de grande porte. A partir do que perceberam a necessidade dessa produção? Houve uma demanda ou já fazia parte do projeto de vocês partirem para esse segmento?
AnimalCell – O fato de Uberaba ser considerada o berço do Zebu (Expozebu) e ter um grande acervo de animais (bovinos e equinos) premiados e reconhecidos nacional e internacionalmente. Além disso, os estudos de artigos científicos mostram os grandes benefícios da terapia com células -trono nestes animais.
Marcos Moreno- O processo de produção é o mesmo?
AnimalCell – Sim, mas para a produção de células-tronco de equinos e bovinos, alguns passos do protocolo sofrem algumas otimizações.



Marcos Moreno– Que profissionais são envolvidos no trabalho, como um todo?
AnimalCell – A seleção do animal, a coleta do tecido adiposo e a aplicação das células-tronco são realizadas pelo médico veterinário e a produção das células-tronco é realizada por biomédicos.
Marcos Moreno– O transplante de células tronco em animais de grande porte já é feito no Brasil?
AnimalCell – Sim.
Marcos Moreno– Vocês podem dar um exemplo de trabalho realizado em animal de grande porte para que possamos entender a expectativa e resultado do transplante?
AnimalCell – Realizamos um transplante em um equino com laminite crônica severa, perfuração de sola nas duas patas e grau de dor muito alto. Este equino recebeu tratamento medicamentoso, com alto custo e sem melhora e com cogitação de eutanásia. Após o transplante com células-tronco, a melhora foi notável. Conseguimos retirar a medicação em 90% e dar alta para ele. Atualmente este equino está sem dor, trotando e com qualidade de vida.
Realizamos também um tratamento integrativo com células-tronco em uma vaca nelore, inédito no Brasil, onde este animal apresentava dificuldade para gerar descendentes. Após a aplicação das células-tronco e em conjunto com outras técnicas integrativas propostas pela equipe de médicos veterinários que acompanham este animal, hoje está vaca se encontra prenha, gerando bezerro de maneira fisiologicamente normal, de acordo com os exames de ultrassom e com qualidade de vida.
Marcos Moreno – Em que momento deve se procurar pelo transplante no caso de animais de grande porte?
AnimalCell – O momento ideal para se procurar o tratamento com células-tronco deve ser, preferencialmente, no início da doença, tanto para os animais de grande porte, quanto para os animais de pequeno porte. Quanto mais no início for iniciado o tratamento, mais rápido e eficaz será o resultado.
Marcos Moreno- É uma verdadeira revolução no segmento da pecuária?
AnimalCell – Sim. Inclusive equinos que participam de competições envolvendo atividades físicas, têm sua performance levada ao limite e isso acarreta diversos tipos de lesões, resultando na queda do seu desempenho esportivo, impedindo-o de se manter competitivo. Os equinos tratados com células-tronco são beneficiados com o retorno às pistas e com melhor performance.
Em relação aos animais premiados (equinos e bovinos), o tratamento com células-tronco resulta em melhora da fertilidade.
Marcos Moreno- No mundo, em que proporção está sendo utilizado essa técnica de tratamento, tanto em animais de pequeno porte como em animais de grande porte?
AnimalCell – Em vários países, a terapia com células-tronco já é utilizada há muito tempo. No Brasil ainda estamos mostrando para a sociedade os benefícios deste tratamento com células-tronco.
Marcos Moreno- Há outros projetos da AnimalCell em andamento?
AnimalCell – Sim. Temos uma parceria com a UFTM, onde estamos com um projeto revolucionário para o tratamento de câncer.
Marcos Moreno– Vocês estão fazendo história no segmento de pesquisa e utilização de células tronco em animais. O que pensam sobre isto?
AnimalCell – Com o tempo de estudos e pesquisas em nível de mestrado, doutorado e pós doutorado, vimos os resultados maravilhosos obtidos com o tratamento com as células-tronco. Sendo assim, pensamos que os resultados das pesquisas não devem ser engavetados, eles precisam ser compartilhados para beneficiar a sociedade, e os animais são os beneficiados com este tratamento inovador e de alta tecnologia.